ANSIEDADE

11/02/2010 17:28

 

Para início de entendimento, vamos dar três tipos de traduções da Bíblia Sagrada em Filipenses 4:6:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Tradução Almeida Revista e Atualizada)

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.” (Tradução Linguagem de hoje)

“Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas.” (A Bíblia Viva)

Estas três traduções diferentes nos dão uma idéia mais clara do sentido deste versículo escrito por Paulo.

Ansiedade significa se preocupar com coisas que não podemos controlar e que não tiramos dos nossos pensamentos.
A ansiedade domina e controla uma mente passiva e um coração atribulado, enchendo os dois com dúvidas, medo e pavor.

Na vida, passamos por momento difíceis em que somos pressionados pelos problemas, passando por dificuldades, enfrentando lutas, isso acaba nos fazendo ficar ansiosos.
A ansiedade faz parte das emoções do ser humano, ninguém vive, sem experimentá-la.

A ansiedade pode produzir bons frutos ou não.
A ansiedade é boa, quando nos impulsiona, a agir, trabalhar, dar frutos, produzir, conquistar, quando não nos leva ao descontrole emocional. Essa ansiedade é natural.

É natural ficar um pouco ansioso, diante do primeiro dia no emprego.
É natural ficar ansioso, na véspera do encontro com a pessoa amada.
É natural ficar ansioso na véspera das provas do vestibular.

Mas há uma ansiedade, que gera prejuízos emocionais: É aquela que gera pessoas aflitas, angustiadas, que vivem perturbadas por causa das incertezas de em sua volta.

Ela não dorme direito, a não ser à base de calmantes, seu sono é agitado, muitas vezes tem taquicardia, assusta-se à toa, chora por qualquer coisa, perde o controle facilmente.

Muitas vezes passa noites em claro pensando no que fazer no dia seguinte, como resolver um problema financeiro, como agir com alguém viciado, o que fazer diante de uma crise conjugal, como resolver os assuntos ministeriais, etc.

A ansiedade pode causar enorme prejuízo: Sofrimento, desconforto pessoal, social, afetivo, sexual, profissional, acadêmico, prejudicando como um todo a qualidade de vida da pessoa.
Ela pode levar as pessoas à doença do Pânico, condenando-as ao confinamento por medo.

- Medo de ser atacada
- Medo de ser rejeitada
- Medo de ser mal interpretada.

Essa ansiedade pode condenar uma vida, a uma prisão emocional, levando a loucura, muitas vezes até mesmo ao suicídio.

Como agir diante dessa ansiedade? A Palavra do Senhor diz em Mateus 6:25-32:

“Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa Vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a Vida Mais do que o alimento, e o corpo Mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito Mais do que elas?

Ora, qual de vós, por Mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à Sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; Contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a Sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.“

Meu amado, minha amada, você é mais valioso para o Senhor, que qualquer coisa. Você é menina dos olhos de Deus, Ai de quem lhe tocar.

Isaías 49:16: “Eis que nas Palmas das minhas mãos Eu te gravei.”

Já parou para pensar nisso? O seu Nome está impresso nas mãos dele, a cada vez que Ele estende as mãos para agir, Ele depara com o seu nome. Ele tem o maior zelo por você. Você é obra das mãos Dele, nada está fora do Seu controle.

Salmo 37:5 - “Entrega o teu caminho, ao Senhor e tudo ele fará.“

Salmo 4:8 - “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.“

Salmo 91:1 - “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.”

Salmo 29:11b - “O Senhor abençoara o seu povo com paz.”

A cura para a ansiedade está nas suas mãos.

Oração:

Pai, eu sei que o Senhor me ama. O Senhor tem feito tanto para me abençoar e salvar. Entrego deliberadamente as preocupações e dúvidas do meu coração nas suas mãos... (mencione especificamente as coisas que estão pesando no seu coração hoje).

Pai, também quero lhe agradecer pelas maneiras através das quais tem abençoado a minha vida... (mencione bênçãos específicas que recebeu de Deus).

Agora, querido Pai, por favor, encha meu coração com seu Espírito e minha mente com o sentimento da sua presença e paz.

No nome de Jesus eu oro. Amém.
--
As palavras que eu digo não são propriamente minhas, mas do Pai que vive em Mim. E Ele faz a sua obra por meu intermédio.
João 14.10

Autor/fonte: João Placoná