MORMONISMO.... VAMOS ENTENDER MELHOR ??

23/10/2010 18:14

I) INTRODUÇÃO

      A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma seita que tem prosperado de maneira extraordinária. Eles são caracterizados pela sua vida isenta de vícios, pelo seu admirável espirito missionário, são mordomos dos bens mentais, físicos e materiais. Não usam tabaco, álcool, chá, café e coca-cola. Suas empresas rendem mais de um milhão de dólares por dia. Eles se apresentam com um lindo cartão postal do seu templo em Salt Lake City, Utali, Estados Unidos, e, no verso os treze pontos de suas regras de fé, da autoria de Joseph Smith.

      E de fabricação puramente americana, desde o seu fundador até a consumação dos séculos. Trazemos o Testemunho do Pastor Nilson do Amaral Fanini: Os Mormos formam uma das mais fortes seitas de nossos dias.

      Têm grande zelo missionário, o que explica o crescimento extraordinário: de seis membros, em 1830, para mais de dois milhões, em 1964.

      A seita admite a poligamia (por revelação), embora não a pratique atualmente pela proibição do Estado; admite o casamento selado, que vale para além da morte, o casamento pelos mortos, duplo sacerdócio de Arão e Melquisedeque.

      Em 1925, houve a iniciativa de abrir um campo missionário na América do Sul. Já havia trabalho na Argentina. Os primeiros estados do Brasil atingidos foram Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Campinas, São Paulo, foi construído inicialmente um templo. Em 1935, foi inaugurada a Missão Mórmon Brasileira, data oficial do seu inicio aqui em nossa terra. Não chegam a 100.000 no Brasil".

       Setenta por cento dos habitantes do Estado de Utah e mais de sessenta por cento dos habitantes da cidade de Salt Lake pertencem à seita. O templo possui seis torres. Há na cidade outros templos de outras religiões, o que demonstra que os Mórmons admitem outros credos, embora se considerem a igreja verdadeira.

II) RESUMO HISTÓRICO DO MORMISMO

      Para melhor compreender a história do mormonismo, torna-se necessário, estudá-la partindo da sua base, isto é, da vida de Joseph Smith, o fundador da seita.

      O profeta e fundador do movimento, Joseph Smith, nasceu a 23 de dezembro de 1805, em Sharon, Windson Country, Estados Unidos. Era filho de Joseph Smith e Lucy Mack Smith. Sua criação deu-se em meio á superstição, ignorância e pobreza. Sua família, por causa de sua rudeza, não era querida pelos vizinhos. Sua mãe era dada a constantes visões.

a) A primeira visão de Smith

      Quando tinha mais ou menos dez anos de idade, com seus pais, mudou-se para Palmyra, no Condado de Ontário (hoje Wayne), no Estado de Nova lorque. Quatro anos  após, mudou-se novamente, agora para Manchester, também no Condado de Ontário.

      Foi criado na ignorância pobreza e superstição. Ainda moço, decepcionou-se com as Igrejas que conhecera. Foi nesse tempo que diz ter recebido a sua primeira  visão, segundo a qual apareceram-lhe o Pai e o Filho, denunciando a falsidade de todas as Igrejas, com as seguintes palavras: "Eles se chegam a mim com os seus lábios, mas seus corações estão longe de mim; eles ensinam mandamentos dos homens como doutrina, tendo aparência de santidade, mas negando o meu poder" ( O Testemunho do Profeta Joseph Smith, pág. 4).

b) Segunda visão de Smith

      Segundo relato do próprio Smith, apareceu-lhe o "anjo" Moroni, que, segundo fez crer, havia vivido naquela mesma região há uns 1400 anos. Ainda conforme o relato de Smith, Mórmon, o pai de Moroni, um profeta, havia gravado a história do seu povo em placas de ouro. Quando estavam a ponto de serem exterminados por seus inimigos, Moroni teria enterrado essas placas ao pé dum monte próximo do local onde hoje é Palmyra.

      Nessa visão Moroni teria indicado a Joseph Smith o lugar onde as placas teriam sido escondidas, e lhe emprestou umas pedras especiais, um certo tipo de lentes, chamadas "Urim" e "Tumim", com as quais Joseph Smith poderia decifrar e traduzir os dizeres dessas placas.Depois de conseguir as placas de ouro e as lentes, Smith, sentado por detrás duma cortina, teria ditado a um amigo a tradução do que estava escrito nas placas. Depois devolveu as placas e as lentes a Moroni. Um vez traduzida, a obra foi publicada pela primeira vez em 1829, recebendo o titulo de O Livro de Mórmon.

c) Fundação da igreja Mórmon

     Bem cedo Joseph Smith encontrou quem o aceitasse como profeta, pelo que fundou a "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". Desde ai ficou estabelecido como um principio doutrinário que esta era a única igreja verdadeira e que fora dela não havia outro meio de salvação para o homem.

     Uma série de "revelações" de Joseph Smith foi desenvolvendo a doutrina dessa igreja, transformando-se, através dos anos, numa forma de politeísmo. Os crentes deveriam edificar uma teocracia, isso é, terem o assessoramento de doze apóstolos. As pretensões de domínio de Smith eram tão elevadas que chegou a lançar-se candidato á presidência dos Estados Unidos.

     Smith e seus seguidores sofriam não poucas perseguições, razão por que eram levados a peregrinar de um a outro ponto da América, procurando onde estabelecer uma colônia e findar o reino de Deus. Encontraram acolhida em lllinóis, onde erigiram a cidade de Nauvoo. Ai, acusado de grosseira imoralidade e falsificação, Smith foi preso, e uma turba enfurecida invadiu a cadeia, matou Smith e seu irmão Hywm.

d) A Divisão da igreja Mórmon

      Depois da morte de Joseph Smith, a sua igreja se dividiu. A primeira facção seguiu a liderança de Brigham Young, fiel discípulo do "profeta" Smith. Como ainda eram muitas as perseguições que sofriam nessa época, Young e aqueles a quem liderava, após penosa peregrinação, em julho de 1847, chegaram ao Estado de Utah, na época território mexicano não ocupado, e ai, onde hoje é a cidade de Salt Lake City, findaram a sede da Igreja, uma espécie de quartel-general, donde o mundo seria alcançado pelos apóstolos do mormonismo.

      A maioria, no entanto, decidiu por ficar sob a liderança de um filho de Joseph Smith, e se separou dos demais, permanecendo no Estado de Missouri. Reorganizaram a igreja e estabeleceram sua sede em Independence, Missour. Chamaram-na "Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". Esta igreja tem prosperado e ainda permanece, embora seja menor que a de Utah.

      Das várias facções que surgiram depois da morte de Joseph Smith, outra digna de menção é a "Igreja de Cristo do Lote do Templo", com sede em Bloomington, Estado de Illinóis. Segundo as "revelações" recebidas por alguns lideres dessa facção, convenceram-se de que Sião, o lugar do regresso de Cristo á Terra, está em Bloomington, e não em Israel. Crêem que Ele terá o seu templo em certo lote da área onde está a sede dessa igreja.

III) O LIVRO DE MÓRMON

      Cabe-nos perguntar: O Livro de Mórmon é também a Palavra de Deus? Tem ele o significado e o valor que os Mórmon, dizem ter? A resposta à ambas as perguntas é:

a) O que é o Livro de Mórmon?

      A primeira edição do Livro de Mórmon para o português, apareceu no ano de 1938, e, até o ano de 1975, já haviam sido impressas seis edições. O Livro de Mórmon compõe-se de 15 livros, divididos em capítulos e versículos, tal como a Bíblia Sagrada.

      No seu todo, O Livro de Mórmon soma um total de 239 capítulos e 6.553 versículos. Nele são encontrados capítulos inteiros da Bíblia. Por exemplo: 1° Neli 20 é igual a Isaías 48;  2° Neli 12 e 24, são iguais a Isaías 2 e 14; 30 Neli 24 é igual a Mt 3; 30 Neli 12 e 14 são iguais a Mateus 5 e 7. Meroni 10.7-20 é igual a 1 Coríntios 12.

      Não obstante o Livro de Mórmon conter muito da Bíblia Sagrada, ele a condena como um livro mutilado e cheios de erros, que Satanás usa para escravizar os homens. Isto é dito textualmente em 1° Neli 13.28,29 e 20 Neli 29.3,6.

b) Testemunhas Contra O Livro de Mórmon

      São muitissimas as provas de que o Livro de Mórmon é obra de homens e não Palavra de Deus. Dentre essas provas cestaram-se as seguintes:

      A opinião mais comum entre os estudiosos do mormonismo é o que o conteúdo do Livro de Mórmon, em grande parte, foi tomado dum romance de Salomão Spauldiiig, um pastor presbiteriano aposentado, que escreveu uma história fictícia dos primeiros habitantes da América.

  • As descobertas arqueológicas e os estudos históricos provam que os primeiros habitantes da região indicada no Livro de Mórmon, eram muito diferentes da descrição que ele dá quanto aos costumes, no files, caráter e línguas.

  • O Livro de Mórmon contém mais ou menos 10.000 citações diretas da versão da Bíblia inglesa "King James'} versão do Rei Tiago), publicada pela primeira vez em 1611.

  • O livro foi escrito numa linguagem paupérrima, porém, quando cita a Bíblia, o profeta Isaías, por exemplo, mostra erudição de linguagem, mais unia prova de que esses textos foram copiados diretamente da Bíblia.

  • O livro pretende ser a tradução das placas de ouro que estiveram enterradas desde o ano de 420 até 1 823, contudo cita com precisão capítulos inteiros duma Bíblia publicada em 611. Isso é simplesmente inconceptivel!

  • O Livro de Mórmon põe na boca de personagens que viveram séculos antes de Cristo, palavras que a Bíblia atribui a nosso Senhor; ou põe na boca do Senhor palavras que só poderiam sair da boca dum bastardo e inculto.

     É estranho que Joseph Smith não mostrasse as placas de ouro a ninguém mais, além de três testemunhas abaixo, para que o seu testemunho fosse confirmado.

      Oliver Cowderv, David Whiner e Martins [Warris, que são citados em "O Testemunho do Profeta Joseph Smith", como tendo visto as placas de ouro donde Smith teria traduzido o Livro de Mórmon, o próprio Smith os chama depois de "ladrões e mentirosos, demasiadamente maus para serem mencionados" (Smith, Historv of the Church, volume IV, pág. 461).

      Para tão volumoso conteúdo do Livro de Mórmon, as placas de ouro que Joseph Smith descreveu requeriam um trabalho microscópio ou algo miraculoso.

      Os muitos erros gramaticais e de conteúdo do Livro de Mórmon fazem obra de homem e não Palavra de Deus.

III - O PROFETA JOSEPH SMITH

      Como o caráter de qualquer movimento ou religião é, de certa forma, um segmento do caráter do seu fundador; é evidente que quanto mais conhecimento a respeito de Joseph Smith, melhor conhecimento temos dos Mórmons, também chamado "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias". - Foi Joseph Smith um profeta de Deus? Ou foi ele um falso profeta? A resposta a esta pergunta se acha na Bíblia Sagrada.

A) Como julgará um Profeta

      Deus mesmo nos dá o critério para julgar um profeta procurando saber quando ele fala da parte do Senhor ou fala de si mesmo, quando ele é um verdadeiro ou falso profeta.

      Diz Deus: "O profeta que presumir falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe mandei falar ou que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disserdes no teu coração: Como conhecer a palavra que o Senhor não falou? Sabe que quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir nem suceder como profetizou, esta é a palavra que o Senhor não disse, como soberba a falou o tal profeta: não tenhais temor dele... Quando um profeta ou sonhador se levantar no meio de ti, e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal de prodígio, de que te houver falado , e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador" (Dt 18.20,22; 13.1-3).

      A prova do falso profeta era tanto razoável como natural, e consistia do seguinte:

a.1) Se a palavra que ele proferir não se cumprir;

a.2) Se a palavra que proferir se cumprir, mas prevalecendo-se disto, conduzir pessoas a se afastarem do verdadeiro Deus e a seguirem a outros deuses ou pessoas.

B) Profecias de Joseph Smith

      Vamos mostrar algumas das "profecias" de Joseph Smith que não suportaram o rigor e o crivo da exatidão divina:

b.1) Concernente á Nova Jerusalém e seu templo

      Smith profetizou que a Nova Jerusalém e o seu templo devem ser erguidos no Estado de Missouri, nos Estados Unidos, nesta geração. (Doutrina e Pactos, seção 84.1-5).

      Ratificando esta absurda profecia. Orson Praíl, apóstolo do mormonismo declarou efusivamente : "Os Santos dos Últimos Dias esperam o cumprimento desta profecia durante a geração em existência, em 1832, assim como esperam que o sol nasça e se ponha amanhã - Por que? - porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as suas promessas" (Revista de Discursos, volume IX; pág. 71)

b.2) Concernente á sua casa em Galvão

      Smith profetizou que a sua casa em Nauvoo haveria de permanecer e pertencer á sua família para sempre ( Doutrina e Pactos Seção 124.56-60). Porém, após sua morte, os Mórmons deixaram a cidade e a sua casa não pertence a nenhum dos seus familiares.

b.3) Concernente a seus inimigos

      Aplicou a si próprio o texto de 20, Neli 3.14, dizendo que os seus inimigos seriam confundidos e destruídos ao procurarem destrui-lo. No entanto ele foi morto a bala na prisão de Carthage, no lllnóis, no dia 27 de junho de 1844.

b.4) Concernente ao Nascimento de Jesus

      Falou que Jesus devia nascer em "Jerusalém", que é a terra de nossos antepassados (Alma 7.10), quando a Bíblia diz que Jesus nasceria em Belém da Judéia (Mq 5.2), profecia que se cumpriu fielmente Mt 2.1.

b.5) Concernente a vinda do Senhor

      Em 1835, profetizou que "a vinda do Senhor está próxima... ate mesmo cinqüenta e seis anos deveriam terminar a cena" (Historv of the Church, Volume 11 pág. 182.).

b.6) Concernente aos "habitantes da Lua"

      Smith predisse que "os habitantes da lua têm tamanho mais uniforme que os habitantes da terra, têm cerca de 1 .83m de altura. Vestem-se muito a moda dos quacres e seu estilo é muito geral, com quase um só tipo de moda. Tem vida longa, chegando geralmente a quase mil anos". (Revista de Oliver B. Hunlinton, volume 11, pág. 166).

      Evidentemente Smith jamais sonhara que algum dia o homem chegaria â lua, e verificaria que lá não há nenhum tipo de vida.

IV) PRINCIPAIS DOUTRINAS DO MORMONISMO E REFUTAÇÃO

      Como as demais seitas estudadas ao longo deste curso, o mormonismo também possui suas doutrinas exóticas e antibiblicas, como é mostrado a seguir.

A) Acerca da Bíblia

      "Bíblia é a Palavra de Deus, escrita pelos homens. E básica 110 ensino Mórmon. Mas os santos dos últimos dias reconhecem que se introduziram erros nesta obra sagrada, devido á forma como este livro chegou a nós. Além do mais consíderam na incompleta como um guia..." "Suplementando a, os santos dos últimos dias possuem três outros livros. Estes, como a Bíblia, constituem as obras padrão da igreja. São conhecidos como O Livro de Mórmom, Doutrina e Pactos, e A Pérola de Grande Preço" (Quem são os Mórmon? Pag.: 11). A Bíblia Sagrada fala de si mesma, como:

  • O livro dos séculos (SI 119.89; 1 Pe 1.25)
     
  • Divinamente inspirada (Jr 30.2; 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21).
     
  • Poderosa em sua influência (Jr 5.14; Rm 1.16; Ef 6. 17; Hb 4.12).
     
  • Absolutamente digna de confiança (1 Rs 8.56; Mt 5.18; Lc 21.33).
     
  • Pura J 19.8
     
  • Santa, Justa e boa (Rm 7.12)
     
  • Perfeita (SI 19.7; Rm 12.2)
     
  • Verdadeira (SI 119.142)

      Os escritos mais antigos dos Pais da Igreja, apoiados pelas mais recentes descobertas arqueológicas, provam que a Bíblia é um livro inalterável em conteúdo literário e doutrinário.

B) Acerca de Deus

      "Agora ouvi, ó habitantes da terra, judeus e gentios, santos e pecadores! Quando nosso pai chegou ao jardim do Éden, entrou nele com um corpo celestial, e trouxe consigo.""Eva uma das esposas. Ele ajudou a organizar o mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião de Deus! Acerca de quem santos homens têm escrito e falado - ele é nosso Pai e nosso Deus, e o único Deus com quem devemos lidar." (Brigliam Young, Revista de Discursos, Volume 1, págs. 50.51).

      Inegavelmente, os mórmon têm outro deus que não o é o Deus da Bíblia, que assim nos ensina:

  • Deus e Adão são pessoas distintas. Deus é o Criador (Gn 1.26), enquanto que Adão é criatura de Deus (Gn 1.27).
     
  • Deus não é homem (Nm 23.19).
     
  • Deus é Espírito (Jo 4.24).
     
  • Deus é imutável (Mt 3.6)
     
  • Deus é eterno (SI 102.26,27)
     

C) Acerca de Jesus Cristo

      "Ele não foi gerado pelo Espirito Santo..." (Revista de Discursos. 1-50).

      "Jesus Cristo foi polígamo: Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e Maria Madalena era outra. Também a festa nupcial de Canaã da Galiléia, onde Jesus transformou água em vinho, realizou-se por ocasião de um dos seus casamentos" (Brighani Young. Wife no 19.384). A Bíblia porém ensina:

  • Jesus Cristo é a imagem do Deus visível; tudo foi criado por meio Dele e para Ele.. Ele é antes de todas as coisas e ele tudo subsiste; Ele tem poder para perdoar pecados (Jo 1.14; CL 1.16.17; Hb 1.2,  1 Jo 1.7-9).

  • Jesus Cristo foi gerado por obra e Graça do Espírito Santo (Lc 1.35)

  • Dizer que Jesus era casado, e que as Bodas de Canaã da Galiléia foi a festa do seu próprio casamento, demonstra a ignorância quanto á exegese de João 2.2. Muito mais que isto, constituiu-se num abominável ultraje á Pessoa do Salvador Jesus Cristo.

  • Gerado pelo Espirito Santo que operou em Maria (Mt 1.18; Lc 1.31-35). Os Mórmons não fazem diferença entre gerar e criar.

  • Primogênito (Cl 1.15; Ap 1.5) significa: preeminência em tudo (SI 89.27; Ex 4.22; 1 Co 15.23, herdeiro de tudo (Hb 1.2; tem direito sobre tudo Ap 5.9).


D) Sobre a Igreja

      "Era evidente que a igreja foi literalmente expulsa da terra; nos primeiros dez séculos que seguiram logo apôs o Ministério de Cristo a autoridade do sacerdote foi perdida entre os homens, e nenhum poder humano poderia restaurá-la. Mas o Senhor, em sua misericórdia, providenciou o restabelecimento de sua Igreja nos últimos dias e pela primeira vez... foi já demonstrado que essa restauração foi efetuada pelo Senhor através do Profeta Joseph Smith" (Meditação e Expiação, págs. 170,171,178).

  • A igreja foi estabelecida por Jesus (Mt 16.18)
  • A Igreja está fundamentada em Jesus (Mt 16.16.1 8).
  • A Igreja é vitoriosa sobre o Inferno pelo Poder de Jesus (Mt 16.18).
  • A Igreja será salva da Grande Tribulação pelo Poder de Jesus (Ap 3.10).
  • A Igreja será glorificada por Jesus (Ef 5.25-27). É evidente que, durante séculos, a Igreja tem sofrido a perseguição dos poderosos e a rejeição dos arrogantes, contudo, tem brilhado e triunfado.


E) Acerca do batismo Pelos Mortos

      "Temos aqui (Hebreus 6.1,2) a expiação de como as portas de sua prisão poderão ser abertas e eles postos em liberdade; pela crença do Evangelho, através do batismo pelos mortos. Os que ainda estão na carne fazem trabalho vicário para seus mortos, e, assim tornam-se salvadores do Monte Sião". ( O Plano de Salvação pág. 32).

  • A Bíblia não contém uma passagem sequer que mencione o batismo pelos mortos. Dois grupos pagãos na época de Paulo praticavam isso: os niontanistas e os marcionistas. 1 Coríntios 1 5 se refere à ressurreição de Jesus Cristo e à certeza da vida eterna com o Deus dos salvos.

     

  • Os homens morrem uma só vez e depois são julgados (II Co 6.2; Hb 9.27).

     

  • Todos os homens serão ressuscitados para a vida eterna, os salvos, e para a condenação eterna, os perdidos (Jo 6.40; 5.29; Ap 20.3-6.15)



F) Acerca do Matrimônio

      O matrimônio na teologia Mórmon, é um contrato sagrado, ordenado divinamente. Sob a autoridade do sacerdote, um homem e uma mulher são casados não somente para essa vida como maridos e esposas mas também para a eternidade. (Quem são os Mórmons? Pág. 13)

  • Não obstante constituído por Deus, o matrimonio não chega a ser um sacramento divino.

  • Na eternidade não há casamento (Mt 22.29.30; Mc 12.25; Lc 20.35)

  • Os ressuscitados serão como os anjos, não se casam nem de dão em casamento (Mt 22.30).



G) Acerca do Castigo Eterno

      "Não devemos dar uma interpretação particular a este termo; procuraremos entender corretamente o seu significado."

      "Castigo eterno é o castigo de Deus; sem fim é a punição de Deus; ou, em outras palavras, é nome da punição que Deus inflige, sendo ele eterno em sua natureza.

      "Por isso, todos aqueles que recebem o castigo de Deus, recebem um castigo eterno, dure este urna hora, um dia, uma semana, um ano ou unia era." ( O Plano da Salvação, pág. 35). 1) A Bíblia nos ensina que, se a interpretação mórmon quanto ao castigo eterno dos ímpios é correta, então, o gozo dos salvos não será eterno no verdadeiro sentido da palavra. Assim sendo, como explicar passagens como João 6.51; 1 João 2.17 e Mateus 25.467.

H) Acerca do Sacerdócio

     "Mas há duas divisões ou grandes cabeças. uma é o sacerdócio de Melquisedeque; e a outra é o sacerdócio arônico ou levítico. O oficio dos anciões fica subordinado ao sacerdócio de Melquisedeque. O sacerdócio de Melquisedeque detém o direito da presidência, e tem o poder e autoridade sobre todos os ofícios da terra em todas as eras do mundo, para administrar em coisas espirituais " (Doutrinas e Pactos).

  • A Bíblia nos mostra que mórmon algum foi separado para o sacerdócio, como foram Arão e seus filhos (Êx 28.29).

  • Os sacerdotes eram da tribo de Levi, descendentes diretos de Arão, os mórmons alegam que vêm das tribos de Efraim e Manassés, e não praticam o sacrifício, função principal do Antigo Testamento.

  • Melquisedeque foi antes de Arão e apresentou-se como sumo sacerdote e rei (Gn 14). Foi uma figura de Jesus Cristo.

  • Jesus Cristo é o sumo sacerdote para sempre (Hb 7.21-24; 10.18-21).


     
  • Todos os crentes são considerados sacerdotes, no sentido espiritual (1 Pe 2.9; Ap 1.4-6).



     Ao finalizar, mencionaremos cinco textos bíblicos que bem se aplicam ao erro do mormonismo: Mateus 7.15; 11 Co 11.13; li Pe 3.16 e Apocalipse 2.2; 22.18.

Fonte: Internet           https://www.amizadegospel.com.br/conhecimento/arquivo.php?cod=312