QUALIDADES QUE UM JOVEM QUE AGRADA A DEUS

11/02/2010 17:15

 

Davi foi um jovem que atraiu a atenção de Deus para si devido às suas virtudes, razão esta que fez com que o próprio Senhor declarasse que havia achado um homem segundo o SEU coração que executaria toda a SUA vontade (Atos 13:22a). Na época Davi era jovem sujeito às tendências da sua idade, e ao que parece não possuía características que despertassem o interesse (I Samuel 16a), mas o que verdadeiramente distinguia ele dos demais, era o seu caráter sempre disposto à agradar e satisfazer o coração de Deus. Vamos observar quais eram as qualidades deste jovem que surpreendeu às expectativas do Senhor.
1. Era bom músico - Davi tocava bem e desempenhava com zelo aquilo que se propunha à fazer. Quando no pasto, cuidava das ovelhas de forma que estivessem protegidas e alimentadas. Outro fator importante, é que na sua maioria os músicos são sensíveis, e podemos ver essa virtude em Davi revelada nos Salmos: sensibilidade para adorar à Deus (Salmos 9:1,2), e também para reconhecer seus erros (Salmos 51:1-12).
2. Era valente - Apesar da desvantagem física, Davi não fugia quando se deparava com grandes desafios (I Samuel 17:26, 32-37), mas os via como uma oportunidade de glorificar o Senhor e de crescer na vida. Provérbios 24:10 revela que "se nos mostrarmos frouxo do dia da nossa angústia, quão pequenas serão nossas forças". Portanto não fuja, mas encare os desafios!
3. Era animoso - Davi enxergava as coisas com os olhos de Deus. Nele sempre brotava a certeza de que Deus não falharia em cumprir o prometido (Salmos 37:1-40).
4. Era homem de guerra - Davi era aquele homem que se preparava para a batalha, que traçava estratégias para vencer a luta e ir até as últimas consequências: A Vitória! O perfil de soldado de Davi estava essencialmente ligado ao principal: Seu relacionamento com o Senhor dos exércitos e capitão da nossa salvação! (Salmos 63:1e 88:13).
5. Era sisudo em palavras - Davi era sóbrio, sensato, moderado, cauteloso no falar. Com respeito a essa característica, temos algumas advertências na Palavra:
a) Seja o nosso falar sim, sim e não, não (Mateus 5:37).
b) Não saia da nossa boca nenhuma palavra torpe (Efésios 4:29).
c) Sejamos prontos para ouvir, e tardios para falar (Tiago 1:19).
6.Era gentil de presença - Davi era extremamente amável, cortês e onde chegava agradava. Não agia inconvenientemente, mas sua personalidade envolvia a todos com satisfação. Efésios 4:1 nos mostra que devemos "andar de modo digno da vocação com que fomos chamados", ou seja, de modo apropriado honrando ao Senhor (Colossenses 3:17).
Essa experiência intrínseca de Davi com o seu Criador, o levou a ter êxito em sua vida, conferindo-lhe assim o título de: "O homem segundo o coração de Deus".

Categoria: Doutrinárias