MELHOR É O FIM DAS COISAS DO QUE O PRINCÍPIO DELAS

23/10/2010 18:35

Eclesiastes 7.8

O fim é melhor do que o começo. É no fim que comemoramos a vitória, nos tornamos mais experientes e maduros, e desfrutamos das nossas conquistas. É no fim que, realmente, nos tornamos vencedores. Para um alpinista, o topo da montanha é melhor do que o início da escalada. Pois é lá em cima, que os recordes são quebrados, a vitória é celebrada e o objetivo alcançado. Para um piloto da fórmula 01, o fim da corrida é melhor do que a largada. Afinal de contas, não basta começar bem, é preciso chegar ao final e de preferência, em primeiro lugar.

Em nossa vida diária não é diferente. Não basta começar bem, temos que chegar ao fim. A vitória não pertence aqueles que começam bem sua trajetória, mas depois se desviam do seu alvo. Por causa das adversidades, obstáculos, desafios e problemas, muitos desistem de caminhar e abrem mão de seus sonhos, projetos e objetivos de vida. Casamentos são desfeitos, sonhos profissionais enterrados, ministérios destruídos e até a fé é renegada. Milhares de pessoas se afastam da igreja, abandonam a Cristo e desistem da Fé apresentando inúmeros motivos. Esquecem, no entanto, que a Bíblia revela que é necessário chegar ao fim: “sê fiel até a morte, para receber a coroa da vida” (Ap 02:10), “ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.... (Ap 03:20) “combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada...” (2 TM 04:07).

A vitória é daqueles que perseveram, lutam, não esmorecem, que estão dispostos a enfrentar as lutas e dificuldades, resistir as tentações, caminhar mais um quilometro, fixar o olhar no alvo e não desistirem. A trajetória é difícil, há pedras pelo caminho. Porém, nenhum obstáculo é maior do que o prazer de celebrar uma conquista. Mesmo que as lutas sejam grandes e difíceis, mantenha o olhar fixo na vitória, pois quando ela chegar, é só comemorar e desfrutar.

Portanto, permaneçamos firmes, sem vacilar, enfrentando as adversidades de cabeça erguida e peito aberto, com o coração cheio de fé, acreditando na vitória e tendo a certeza de que tudo vai dar certo.  Que a nossa vida seja reflexo da nossa fé. Um famoso pastor brasileiro sempre termina o seu programa de TV dizendo a seguinte frase: “Retroceder nunca, desistir jamais, prosseguir sempre!”. Concordo com ele, pois acredito que não desistir é sempre a melhor opção.

GUILHERME COSTA
Guilherme Costa é jornalista, estudante de teologia no Centro de Formação Teológica (CEFORTE), líder do cultivo espiritual regional de jovens e diácono da Igreja Metodista Wesleyana Central de Mantiquira. Foi diretor local e supervisor distrital de adolescentes, diretor de jovens e Conselheiro Distrital de Adolescentes em Mantiquira.